Todo mundo diz o quanto é importante fazer terapia, e como é algo transformador, os benefícios realmente são inúmeros, além da expansão de consciência que ela nos proporciona, passamos a nos conhecer melhor, a compreender alguns caminhos em nossa vida, ser mais tolerante conosco e com o próximo também, passamos a trabalhar a nossa autoconfiança, autoestima, amor-próprio, fazendo a gente se abrir para o novo, além de muitas outras questões internas, que por muitas vezes fechamos os olhos e empurramos para de baixo do tapete.
São esses os motivos pelos quais fazer terapia é muito importante. Mas e quando nos frustramos por sentir que as sessões não estão fazendo efeito sobre o nosso dia a dia? Vemos amigos, conhecidos e familiares se gabando o quanto foi importante ter feito esse movimento para o autoconhecimento, aí você se pergunta, por que não está dando certo comigo?
Quando a terapia não está funcionando
Primeiro, cada ser é único e singular por tanto cada pessoa irá se identificar com um determinado tipo de terapia, e para que você identifique qual a melhor escolha para você naquele momento, é preciso antes de tudo pesquisar e testar, se realmente ressoa com as suas questões e o seu momento interno.
Mas além de procurar algo que ressoe com você, é importante também entender que quando você decide entrar em um tratamento terapêutico, precisa estar disposto, pois, 10% o terapeuta vai sim te ajudar, mas os outros 90% precisam da sua dedicação e foco, para que a cada dia e um passo de cada vez, você faça movimentos de mudanças e transformação em sua vida.
Hoje temos a possibilidade de ter acesso a diversos profissionais, se especializando cada vez mais na mente humana, como psicólogo, psicanalista, terapeuta integrativo e complementar. Lembrando que todos são de extrema importância para o nosso crescimento, cada um com o seu tipo de conhecimento.
Abaixo listamos a diferença desses profissionais, para que você possa compreender a forma de trabalho de cada um, e assim te ajudar nessa jornada de autoconhecimento e expansão de consciência.
Tipos de Terapias
Terapeuta Integrativo e Complementar
Esse tipo de terapia trabalha o indivíduo de forma integral, ou seja, mental, espiritual, emocional e físico. É uma combinação de práticas que incluem mudanças no estilo de vida, novos hábitos, reabilitação física, meditação e equilíbrio da mente. Esse profissional faz uso de ferramentas naturais.
Um terapeuta integrativo, vai tratar não a sua dor física, mas sim, a raiz desse problema, porque você tem sentido dores de cabeça com frequência, cansaço excessivo, ansiedade e depressão? Esse profissional estuda e entende que a maioria das dores físicas e emocionais, se desenvolvem primeiro em nosso campo energético, por tanto, se não tiver um cuidado da saúde mental, emocional e espiritual, irá refletir em nosso corpo físico, através de doenças.
Em outro post falamos mais a fundo desse tipo de tratamento, que são as terapias integrativas e complementares.
Psicólogo
Esse profissional, busca entender os comportamentos e as funções mentais, emocionais e valores do indivíduo.
Com base nisso ele diagnostica, previne ou trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Está sempre a tento ao paciente, observa atitudes, os principais sentimentos e mecanismos mentais, a partir disso, ele vai ajudar a identificar as causas dos problemas e trabalhar nisso para que o indivíduo possa mudar alguns comportamentos ou até mesmo aceitar quem realmente ele é. Nesse caso pode ser aliado o tratamento, com um terapeuta integrativo, fazendo esse trabalho em conjunto, você consegue atingir resultados mais assertivos.
Psicanalista
O Psicanalista irá trabalhar o inconsciente, pois, dentro dos estudos da psicanálise todas as nossas vivências armazenadas seriam a causa de todos os nossos problemas. Situações que aconteceram na infância, lembranças e desejos reprimidos e impulsos são fatores que influenciam os comportamentos humanos.
Justamente por estar em nosso inconsciente, não conseguimos compreender completamente, afetando no nosso desenvolvimento como seres. Aqui também é possível aliar o tratamento do psicanalista com um terapeuta integrativo.
Compartilhe esse conteúdo para mais pessoas terem acesso, e poderem escolher o melhor caminho para o autocuidado.
Gostou desse Post? Então siga nossas redes sociais — facebook, instagram e Youtube — e acompanhe os nossos conteúdos!